Não é nenhuma novidade que carros-conceito chamem a atenção do
público quando são apresentados. Entretanto, o atual período de
transição que estamos vivendo faz com que tudo seja ainda mais inovador,
com as chamadas “tecnologias verdes” cada vez mais próximas de
substituírem de vez os combustíveis fósseis.
BMW i8 (Fonte da imagem: Reprodução/GreenCarReport)
Por isso, o Tecmundo elaborou este artigo que mostra alguns dos
automóveis conceituais mais impressionantes da atualidade, todos com
tecnologias de ponta que prometem mudar muito o nosso conceito sobre
“estilo em quatro rodas”. Confiram!
BMW i8
O primeiro da nossa lista é provavelmente o mais chamativo de todos
eles. Trata-se do conceito BMW i8, um híbrido que roda com um motor de
três cilindros a gasolina combinado a um gerador elétrico que garante
uma eficiência de mais de 30 KM por litro.
Mais uma renderização da BMW i8 (Fonte da imagem: Reprodução/GreenCarReport)
Mas isso não quer dizer que o seu “espirito verde” faz da aparência
esportiva do i8 apenas fachada. O possante pode usar suas duas usinas
de força independentemente ou combinadas, dependendo da necessidade,
permitindo que o carro chegue à velocidade máxima de 245 KM/h. A BMW
pretende lançar o i8 juntamente com uma versão menor e puramente
elétrica — chamada i3 — a partir de 2013.
Hyundai i-oniq
As marcas sul-coreanas de tecnologia têm estado em alta nos últimos
tempos, a exemplo da Samsung e da LG. Com os automóveis não é diferente,
sendo que a Hyundai demonstrou o seu surpreendente i-oniq no Geneva
Motor Show deste ano.
(Fonte da imagem: Reprodução/GreenCarReport)
O cupê é capaz de andar até 120 KM confiando apenas em suas baterias
elétricas, mas um motor à combustão também está disponível caso seja
necessário e estende a autonomia para 579 quilômetros. A data de
lançamento do i-oniq ainda não foi confirmada.
Acura NSX Hybrid
Desde que a Honda entrou para o mercado norte-americano com o nome de
Acura nos anos 80, um modelo em especial criou uma verdadeira legião de
fãs: o NSX. Agora, a gigante japonesa aproveitou a crescente demanda
por carros híbridos para reformar o seu superesportivo, sendo que o
primeiro conceito foi apresentado na Detroit Auto Show 2012.
(Fonte da imagem: Reprodução/GreenCarReport)
O novo NSX também é um híbrido e tem um motor elétrico movimentando
as rodas da frente. Porém, diferente dos demais esportivos da era
“verde”, o midship da Acura tem um nada singelo V6 à gasolina montado
atrás dos assentos. Infelizmente, não é previsto que o NSX seja
produzido em menos de três anos.
Honda EV-STER
Já na família dos carros puramente elétricos, a Honda apresentou
esportivo conversível EV-STER. Apesar das linhas agressivas e da bela
aparência, o veículo é mais voltado para as ruas da cidade e tem
performance mais modesta, indo de 0 a 60 KM/h em pouco mais de 5
segundos, com uma velocidade máxima de 200 KM/h.
Honda EV-STER (Fonte da imagem: Reprodução/Inside Line)
Em seu interior, o EV-STER tem vários aparelhos eletrônicos e esbanja
modernidade — sem falar da direção, que tem duas hastes e se parece com
o controle de um avião. Ainda não há previsões para a produção em massa
do modelo elétrico.
Pininfarina Cambiano
Qualquer carro híbrido pode ser considerado arrojado por padrão,
afinal, ainda é bastante incomum que você possa ligar o seu veículo na
tomada depois que chegar em casa e ainda poder abastecê-lo no posto de
gasolina. Mesmo assim, o Pinifraina Cambiano, apresentado no Geneva
Motorsport deste ano, consegue ser um híbrido ainda mais excêntrico.
(Fonte da imagem: Reprodução/GreenCarReport)
Assim como os demais, o Cambiano pode andar com uma combinação de
motores elétricos e à combustão, mas, em vez de um, esse modelo possui
quatro pequenos geradores elétricos montados em cada roda. E, para
alimentar as baterias, a máquina conta com nada menos que uma turbina
movida a óleo diesel.
A força gerada pela turbina também pode ser direcionada diretamente
para a transmissão, permitindo que a força total do carro chegue a
impressionantes 816 HPs. Apesar dessa natureza agressiva, a Pinifarina
garante que o Cambiano é “limpo” o suficiente para ficar abaixo dos
níveis de emissão impostos pela Euro 7, que regula o CO2 emitido pelos
carros híbridos na Europa.
Via: Tecmundo
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