Select Menu
» » » » » » Comparativo: Samsung Galaxy S4 vs Sony Xperia ZQ
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Galaxy S4 Xperia ZQ
// Ficha técnica
 

Sony Xperia ZQ

  • Conexão: 4G
  • SO: Android 4.1.2
  • Processador: Snapdragon S4 pro Krait 1,5 GHz quad core
  • Armazenamento: 16 GB + microSD
  • Tela: 5
  • Câmera: 13 MP + 2 MP
  • Peso: 151 g
  • Duração de bateria: 17h12min

Samsung Galaxy S4

  • Conexão: 4G
  • SO: Android 4.2
  • Processador: Snapdragon 600 Krait 1,9 GHz quad core
  • Armazenamento: 16 GB + microSD
  • Tela: 5
  • Câmera: 13 MP e 2 MP
  • Peso: 130 g
  • Duração de bateria: 20h22min

Vendidos por mais de dois mil reais cada, os smartphones Xperia ZQ, da Sony, e Galaxy S4, da Samsung, são atualmente os aparelhos mais potentes do mercado brasileiro. Com processadores quad core, telas Full HD e Jelly Bean, esses celulares tentam convencer o consumidor de que seu preço é justo e que os recursos não vão desapontar os dispostos a investir.

Do lado da Samsung, uma quantidade exagerada de sensores e adaptações pesadas no sistema fazem com que o aparelho seja controlado por gestos e até com o olhar. Numa linha mais tradicional de recursos, a Sony centrou seus esforços em uma tela Full HD de excelente qualidade e modificações mais leves para dar agilidade ao Android.

Matematicamente, o Snapdragon 600 do Galaxy  S4 superou o Snapdragon S4 Krait Pro do Xperia ZQ. Com quatro núcleos de 1,9 GHz, o chip do aparelho da Samsung somou 25.001 pontos no Benchmark AnTuTu, contra 20.742 do modelo da Sony.  Isso se repete no Benchmark Quadrant, mas não no desempenho de vídeo, já que os dois aparelhos contam com a mesma GPU, uma Adreno 320.

Apesar dessa superioridade matemática, é impossível perceber, na prática, qualquer diferença no desempenho desses dois aparelhos. Os dois executam as tarefas com perfeição, sem lentidão e sem engasgos nos aplicativos. Em nossos testes, quando simulamos o uso comum com vários aplicativos abertos e games, não houve vacilo em nenhum dos competidores.

// Telas e interface
Com cinco polegadas e resolução Full HD (1.920 por 1.080 pixels), os dois modelos tem uma qualidade muito superior aos concorrentes, que ainda estão chegando nas telas HD. No entanto, há muito diferença entre eles. Buscando imagens mais vibrantes, a Samsung apostou em uma tela levemente saturada. Isso torna as imagens mais vívidas, com cores vibrantes. Por outro lado, a representação não é próxima à realidade. Isso é sentido principalmente nas fotos, onde a realidade parece sempre mais opaca do que é mostrado no aparelho. Há também, para os olhares mais treinados, uma tendência a azular todas as imagens no Galaxy S4.

No Xperia ZQ, a representação de cores é mais fiel. Nas fotos, vídeos e no próprio sistema, o aspecto geral é mais confortável aos olhos. Essa característica é ressaltada pela paleta de cores mais sóbria em relação à escolhida pela Samsung (azul abaixo). 


Para reconhecer os toques, o resultado é praticamente o mesmo. Não há diferença perceptível entre os modelos, que reconhecem perfeitamente os movimentos até mesmo nas bordas. Geralmente os cantos são o ponto fraco dos smartphones, mas não com esses dois.

Os dois aparelhos são os que mais se distanciam da versão pura do Android na categoria. Para alguns isso é uma desvantagem, mas também há aspectos positivos. No modelo da Sony, há uma série de atalhos úteis quando o movimento de pinça exibe todas as áreas de trabalho, além dos ícones de acesso rápido a aplicativos no gerenciador de aplicativos abertos. Dá para acessar calculadora e anotações com um único clique.

No geral, a interface do Xperia ZQ é mais agradável de usar e mais elegante do que a aplicada no Galaxy S4. Por outro lado, as adaptações e aplicativos próprios da Samsung, como a rolagem com olhos e gestos, Group Play e pause nos vídeos quando se desvia o olhar da tela são interessantes e inovadores. O problema com o S4 é que tantos recursos podem fazer com que muitos caiam no esquecimento. Alguns simplesmente não são práticos, como a rolagem com os olhos. Ela só funciona no navegador de internet padrão.


// Câmeras
Com 13 megapixels, a câmera do Xperia ZQ faz fotos com maior definição do que o Galaxy S4 em condições ideais de iluminação. Por outro lado, o registro ágil e os inúmeros recursos, como captura de movimentos, captura com as duas câmeras e modo apagador (que remove parte do conteúdo), fazem do S4 um aparelho muito mais versátil para o registro de imagens. Veja abaixo exemplos de cada aparelho.

Xperia ZQ


Xperia ZQ fotos
Xperia ZQ fotos

Galaxy S4

// Considerações finais
O Galaxy S4 é um dos aparelhos mais poderosos que já passaram pelo INFOlab e, em muitos quesitos, supera o Xperia ZQ. Porém, para alguns usuários, a abordagem mais simples da Sony pode ser mais atraente do que o grande número de inovações da Samsung.

Em qualquer escolha, o usuário terá um aparelho poderoso em mãos e que se manterá no topo e atualizado por um bom tempo. Não deixe de acessar os reviews completos abaixo e tire suas conclusões.


Via: Info Exame

Autor Unknown

Aficionado por novidades tecnologicas e blogueiro nas horas vagas.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentarios

AVISO

O Ghz Tecnologia coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais.Comentários considerados ofensivos, difamatórios, impróprios e/ou que contenham palavras de baixo calão serão excluídos. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático.

Obrigado.