Call of Duty: Modern Warfare 3 faturou 1 milhão de dólares mais rapidamente que o filme Avatar
A distribuidora de jogos digitais
Activision divulgou, hoje, que faturou 1 bilhão de dólares com as
vendas do game Call of Duty: Modern Warfare 3. A marca foi atingida
apenas 16 dias após o lançamento no dia 8 de novembro. Foi um dia a
menos do que o filme Avatar, de 2009, demorou para arrecadar 1 bilhão de
dólares nos cinemas.
Esse desempenho é ainda mais significativo quando se considera que a
série Call of Duty existe desde 2003. O Modern Warfare 3 é o oitavo
título nela, sem contar os pacotes de expansão e as versões para
múltiplas plataformas. Nas contas da própria Activision, 30 milhões de
pessoas se divertem com esses jogos, número superior às populações de
Nova York, Londres, Tóquio, Paris e Madri somadas.
O serviço online Call of Duty Elite, que conecta os jogadores, foi
lançado também no dia 8 de novembro. Em pouco mais de um mês, ele
conquistou mais de 6 milhões de assinantes pagantes. A Activision
compara isso com serviços como Netflix, Hulu e Xbox Live, que demoraram quase um ano para atingir 1 milhão de assinantes pagantes.
A série Call of Duty dá continuidade a uma sucessão de jogos de tiro
que fizeram sucesso no passado. A lista parece ter começado com o
pioneiro Wolfenstein, em 1981. Na sequência, viriam as séries Doom, em
1993, e Quake, em 1996. Half-Life, lançado em 1998 pela Valve, ganhou
modificações que acabaram se tornando mais populares que o próprio jogo
original. Jogadas em grupo (cada pessoa podia escolher entre ser um
terrorista ou um agente antiterrorismo), as modificações da série
Counter-Strike tiveram mais de 25 milhões de unidades vendidas.
Cada novo jogo trouxe melhoramentos nos gráficos e na maneira de jogar.
Mas a ação básica de pegar um arma e atirar num inimigo permaneceu a
mesma. A essa ação básica, acrescentam-se ingredientes como cenários,
armamentos variados e situações de atuação em grupo. A receita está mais
do que aprovada. A Activision observa que a indústria cinematográfica
deve fechar 2011 com faturamento 4% menor que em 2010. A indústria de
jogos, ao contrário, deve registrar crescimento. Veja, a seguir, um
trailer do jogo.