Após o surgimento do OUYA
e o grande sucesso obtido durante o seu período de arrecadação de
fundos no Kickstarter, os consoles com Android ganharam certa atenção
por parte de alguns fabricantes. De certa forma, é possível dizer que
uma parcela disso está no fato de o SO oferecer uma plataforma aberta
para o desenvolvimento.
Esse fato, inclusive, atraiu muitos programadores independentes para
desenvolver produtos para essa plataforma, resultando em diversos jogos e
aplicações compatíveis com tablets e smartphones lançados nos últimos
anos. Assim, essa facilidade para disponibilizar vários títulos (e com
valor mais acessível), despertou o interesse de quem quer fazer a
ligação entre os dispositivos móveis e a TV da sala de estar.
Dessa maneira, nos últimos meses foram anunciados vários produtos
portáteis e rodando o Android. Como o foco dos fabricantes varia, alguns
ainda apostam em consoles para você utilizar em qualquer lugar, com
display e controles no mesmo produto. Outros já buscaram fazer a ponte
entre o aparelho móvel e a televisão.
Abaixo, você pode conhecer os principais modelos e protótipos de console presentes no mercado até o momento.
OUYA
O OUYA foi o primeiro projeto no que diz respeito a consoles com Android. O protótipo foi divulgado há pouco mais de um ano no Kickstarter
com uma meta inicial de US$ 950, que foi alcançada em aproximadamente 8
horas. No final do prazo, a companhia responsável pelo video game
obteve mais de US$ 8 milhões.
Tal sucesso pode ser explicado facilmente, visto que a grande ideia
por trás do projeto era trazer um console baseado no Android 4.0 (Ice
Cream Sandwich) com um hardware de qualidade e preço acessível. Além
disso, qualquer pessoa pode programar jogos para o OUYA: não é
necessário comprar licenças, e o SDK pode ser baixado no site da
companhia.
Outro ponto interessante é que a política de garantia da empresa
também oferece muita liberdade com relação aos seus termos de uso. Com
relação ao formato, o console é pequeno, com o objetivo de ser levado
facilmente para onde você quiser, e conta com portas HDMI, USB e micro
USB. O hardware também é atraente, contando com recursos como
processador Tegra 3 quad-core da NVIDIA, 1 GB de RAM, 8 GB de
armazenamento interno, WiFi 802.11 b/g/n e Bluetooth 4.0.
(Fonte da imagem: Divulgação/OUYA)
Como um padrão, ao adquirir o produto ele vem acompanhado por um
controle semelhante ao modelo do Xbox 360. Atualmente, ele pode ser
comprado na Amazon (para consumidores que não residam nos Estados
Unidos) por US$ 99. Você também pode optar pela aquisição de controles
adicionais pelo valor de US$ 49,99 cada. O console já conta com uma
série de jogos disponíveis, mas entre os destaques podemos citar Final
Fantasy III e You Don't Know Jack.
Além desses títulos, há também Towerfall e o Bombsquad, que estão
entre as preferências de quem já testou o OUYA. Infelizmente, apesar da
ideia genial e do console que encoraja o desenvolvimento, até o presente
momento há muitas críticas com relação ao desempenho do console, bem
como reclamações de atraso na resposta por parte dos controles.
GameStick
O GameStick foi outro console baseado no Android que apareceu no
começo de 2013 no Kickstarter. O objetivo da PlayJam era obter US$ 100
mil em fundos, porém, a meta atingida ao final do prazo de captação de
recursos foi de mais de US$ 600 mil (ou seja, seis vezes o que foi
solicitado).
Um aspecto positivo apresentado pelos desenvolvedores do GameStick
foi o fato de eles solicitarem o feedback das pessoas e sugestões para o
design durante o período no qual o projeto foi lançado no Kickstarter. Com relação ao produto, trata-se de um console pequeno e portátil que pode ser conectado à entrada HDMI da sua TV.
O objetivo é que ele fosse o mais portátil possível para um console:
cabendo dentro de um controle. O sistema operacional é o Android 4.2
(Jelly Bean) e o hardware inclui processador Amlogic 8726-MX. Além
disso, o console conta com 1 GB de RAM, 8 GB de armazenamento (que pode
ser aumentada a até 32 GB via micro SD) e WiFi 802.11n.
(Fonte da imagem: Divulgação/PlayJam)
Adicionalmente, o dock do produto adiciona mais espaço de
armazenamento, carregamento sem fio e conexão Ethernet. O aparelho conta
com uma loja de software interna na qual podem ser adquiridos jogos, e
os títulos disponíveis para o GameStick contam com nomes como Shadowgun,
Riptide GP e Ski Safari. Segundo os desenvolvedores, muitos outros
ainda estão por vir e a empresa já conta com parcerias com estúdios
famosos.
O GameStick tem previsão oficial de lançamento para agosto, mas já se encontra em pré-venda na Amazon
por US$ 79,99, incluindo um controle. Os controles adicionais são
vendidos por US$ 39, que também é o valor para quem quiser adquirir o
dock do console e uma capa protetora. Outro ponto interessante no
produto é que dispositivos com Android e iOS também poderão ser
utilizados para controlar o aparelho.
NVIDIA Shield
O NVIDIA Shield é um console portátil que possui como sistema
operacional o Android 4.2 (Jelly Bean). Com relação ao seu formato,
trata-se de um display (que é o aparelho rodando o SO da Google) que
possui um controle acoplado cuja aparência, inclusive, lembra o modelo
do Xbox 360, porém com o logo da NVIDIA.
Além da manipulação pelo controle propriamente dito, o console conta
com uma tela sensível ao toque para você realizar ações como efetuar o
download de um app. O "monitor" do aparelho possui cinco polegadas e é
de LCD com resolução de 720p. Com relação ao hardware, ele possui como
processador o Tegra 4 quad-core.
Adicionalmente, o console possui 2 GB de memória RAM, armazenamento
de 16 GB, saída de vídeo mini HDMI, conexão WiFi 802.11 e Bluethooth. O
produto é capaz de rodar jogos desenvolvidos para Android bem como fazer
o stream de títulos que foram criados para computadores.
(Fonte da imagem: Divulgação/NVIDIA)
Porém, para aproveitar esse recurso, o seu PC deve ser compatível com
o Shield – em outras palavras, ele precisa estar equipado com qualquer
GPU da série GeForce GTX. Em seguida, é preciso ativar o modo de
sincronia via rede WiFi para que o console reconheça o game e passe a
ser o seu joystick para o jogo de PC.
Outro diferencial, é que além dos games, o NVIDIA Shield possibilita,
também, o uso de apps variados da plataforma Android. Você pode obter
jogos diretamente no Google Play e na TegraZone ou fazer o stream direto
do seu computador por meio do Steam. Entre os títulos disponíveis é
possível citar o Borderlands 2, Dishonored e Skyrim.
O NVIDIA Shield foi apresentado ao público durante a CES 2013, e o
lançamento oficial estava previsto para o final de junho de 2013, mas
foi adiado para ajustar detalhes técnicos. Caso você deseje, ele já está
disponível para pré-compra no site da empresa.
GamePop
O GamePop é o console da BlueStacks que adota como sistema
operacional o Android 4.2 (Jelly Bean). O principal objetivo desse
projeto é permitir que você possa jogar os seus games favoritos de
plataforma móvel na sua televisão. Ao contrário de outros produtos dessa
linha, a empresa possui um sistema de assinatura mensal em vez de
cobrar os jogos individualmente.
No catálogo estão incluídos mais de 500 títulos, como os famosos
Fruit Ninja e Jetpack Joyride. Além disso, a BlueStacks também
desenvolveu um programa chamado "Looking Glass", que possibilita rodar
os jogos do iOS no GamePop, permitindo que games que eram exclusivos
dessa plataforma possam funcionar no Android.
(Fonte da imagem: Divulgação/BlueStacks)
O produto é conectado à sua televisão por meio de um cabo HDMI que
acompanha o aparelho. Outro diferencial do console é que ele conta com
duas versões, uma delas com um hardware mais poderoso e chamada GamePop,
custando US$ 129 e o modelo mais simples, o GamePop Mini, que é
completamente gratuito.
Ambos vêm acompanhados com um controle, porém também é possível
utilizar o seu smartphone com Android ou iPhone para jogar. Independente
do modelo que você deseje adquirir, é preciso fazer a assinatura mensal
da empresa, que custa US$ 6,99. A BlueStacks tem como única restrição
para quem quiser adquirir o GamePop Mini que esse valor seja pago pelo
período mínimo de um ano.
O modelo maior já é pequeno, mas o mini tem as dimensões de uma caixa
de chicletes, de acordo com o desenvolvedor. No momento, o console
ainda está em pré-venda no site
da companhia responsável pelo seu desenvolvimento, e o lançamento está
previsto para ocorrer entre o final de 2013 e o início de 2014.
Mad Catz M.O.J.O.
A Mad Catz, uma empresa popular no ramo de acessórios para video
games, também entrou no mundo dos consoles de Android com o seu novo
projeto, chamado M.O.J.O. Até o presente momento, embora a companhia
afirme que o seu produto utilize o SO para dispositivos móveis da
Google, a versão exata dele ainda não foi revelada.
A aparência do console é de uma pequena caixa preta com um pequeno
LED indicando o seu funcionamento, e o controle (chamado CTRLR) é
semelhante ao do Xbox 360. Quanto ao hardware, o dispositivo conta com
um processador Tegra 3 e 16 GB de espaço para armazenamento (podendo ser
aumentado por cartões de memória micro SD).
O console possui saída HDMI para o vídeo, suportando a resolução de
1080p, duas portas USB e uma micro USB. O controle é alimentado por
pilhas e utiliza Bluetooth 4.0 para a transmissão de dados para o video
game. Um ponto interessante do produto é que você pode utilizar a sua
conta da Google e acessar facilmente jogos previamente adquiridos para o
seu smartphone ou tablet.
(Fonte da imagem: Divulgação/Mad Catz)
É possível, também, obter novos títulos por meio do Google Play, mas
de acordo com a Mad Catz o sistema é completamente livre, suportando a
instalação de jogos de outras fontes. O controle possui três modos de
funcionamento: o "Game Smart Mode", o "Mouse Mode" e o "PC Mode".
O primeiro seria o sistema para operar com a plataforma Android. O
segundo deve ser utilizado para jogos que possuam um mecanismo de
funcionamento baseado em telas sensíveis ao toque. O último seria para
implementar padrões de comandos utilizados em computadores.
No entanto, a companhia também deixa claro que você pode utilizar
controles de outras companhias sem restrições. Outro ponto interessante
do console é que ele pode ser utilizado como um centro de multimídia,
permitindo fazer o streaming da programação de TV a cabo e de serviços
como o Netflix.
O lançamento do M.O.J.O. está previsto para o final de 2013, mas
ainda não houve qualquer anúncio oficial com relação ao preço. O pacote
acompanha o console e um controle.
Green Throttle
O Green Throttle não é necessariamente um console, mas sim um
controle que pode ser utilizado em conjunto com um smartphone ou tablet
rodando Android. A companhia ainda oferece um aplicativo chamado Green
Throttle Arena, para que você possa conectar o dispositivo a um aparelho
de televisão e aproveitar ainda mais os jogos.
Dessa forma, o conjunto funciona, de certa forma, como um “adaptador”
para que você possa utilizar o seu aparelho com Android como uma
espécie de “console portátil”. O controle da Green Throttle em aparência
também é muito semelhante ao modelo do Xbox 360, porém com um design
que proporciona destaque ao logo da empresa.
(Fonte da imagem: Divulgação/Green Throttle Games)
Uma vez que a companhia não oferece um console propriamente dito, o
principal objetivo para atrair consumidores é a ideia de que você pode
manter esse sistema de video game funcionando por anos. Isso porque,
mesmo que você troque o seu smartphone ou atualize o sistema, basta
refazer o emparelhamento com o controle e ele estará pronto para o uso.
O sistema pode ser utilizado para você jogar com até quatro pessoas,
desde que cada uma possua um controle. Com relação aos jogos, até o
momento a empresa ainda conta com uma lista limitada de títulos
compatíveis, porém, aparentemente, muitas novidades estão por vir.
O produto pode ser comprado pela Amazon
e o valor para um controle é de US$ 49,95, incluindo os cabos
necessários para conectar o seu Android à televisão. Caso você queira,
também pode adquirir o kit para dois jogadores por US$ 89,95.
ARCHOS GamePad
No final do ano passado, a ARCHOS lançou o ARCHOS GamePad no mercado
europeu, rodando o Android 4.1 (Jelly Bean). Trata-se de uma espécie de
produto híbrido que mistura um tablet com um console portátil. Ele
possui um display de 7 polegadas, um processador ARM Cortex A9 dual-core
de 1,6 GHz e uma GPU quad-core Mali 400mp especializada na reprodução
de jogos com gráficos complexos.
O espaço de armazenamento é de 8 GB e o peso do aparelho é de
aproximadamente 330 gramas, sendo mais leve do que o NVIDIA Shield. Para
a conexão, o aparelho utiliza WiFi 802.11B/G/n. Uma das vantagens do
aparelho é que ele conta com certificação oficial da Google, garantindo o
acesso a todos os conteúdos disponíveis na loja virtual Google Play.
(Fonte da imagem: Divulgação/Amazon)
Além disso, diferente do que acontece com os outros consoles com
Android, segundo a fabricante, o ARCHOS GamePad conta com uma tecnologia
inédita que garante a compatibilidade de todos os games feitos para a
plataforma portátil com os botões físicos que estão disponíveis no
aparelho. O produto já pode ser adquirido na Europa e no mercado
norte-americano, com o valor de US$ 162,51 pela Amazon.
Magic Media i5
Assim como o Android está entrando no mercado dos consoles, há também
projetos de video games portáteis rodando o sistema operacional, como é
o caso do Magic Media i5. O protótipo é da empresa chinesa MUCH, e em
aparência, é possível dizer que o produto parece uma mistura entre o
visual do PSP da Sony e do ARCHOS GamePad.
O aparelho possui uma tela de cinco polegadas (com resolução de
1280x720 pixels) e um case com os botões usados para controlar o jogo
nas laterais do display. Com relação ao hardware, o produto conta com um
processador Media Tek ARM Cortex-a7 de 1,2 GHz, 1 GB de memória RAM e 4
GB de armazenamento.
(Fonte da imagem: AndroidPC)
O Magic Media i5 possui duas câmeras (uma frontal e outra traseira) e
também conta com uma entrada para cartão micro SD, que pode ser
utilizado para aumentar o espaço de armazenamento. Como sistema
operacional, foi empregado o Android 4.2.2 (Jelly Bean). Um aspecto
interessante desse aparelho é que ele também possui conexão 2G e 3G.
Até o presente momento não houve qualquer anúncio oficial referente à
previsão de lançamento do console portátil para o mercado estrangeiro,
sendo que possivelmente ele esteja nas lojas chinesas ainda em 2013. Da
mesma forma, não foi divulgada uma média de preço oficial, entretanto, o
esperado é que o produto não custe mais do que U$ 200,00 na China.
A Google também vai lançar o seu console?
Embora a Google até agora não possua um console próprio, segundo
rumores em breve esse cenário deve ser modificado. Em junho deste ano, o
The Wall Street
Journal publicou um artigo relatando que, de acordo com suas fontes, a
empresa de Mountain View está ativamente desenvolvendo um produto dessa
categoria, baseado no Android.
Ainda segundo os rumores, o projeto inclui um dispositivo para o
pulso além do console, e um anúncio oficial sobre o conjunto pode
ocorrer ainda em 2013. Ao mesmo tempo em que há poucas informações sobre
o suposto produto, analisando o sucesso obtido pelos protótipos dos
consoles de Android faz todo sentido que a Google também queira entrar
nesse mercado.
Além de ser um ótimo movimento para expandir a sua área de atuação, a
companhia já pode estar dando os primeiros passos para essa ideia com o
Chromecast, que pode vir a transmitir o áudio e o vídeo direto dos
dispositivos móveis para as telas grandes. Dessa forma, a Google já
estaria pronta para enfrentar a concorrência caso a Apple pretendesse
desenvolver algo nesse sentido a partir da Apple TV.
Nenhum comentário