Ainda antes do lançamento, muitos sites divulgaram notícias relatando a decepção de algumas desenvolvedoras com o desempenho do Windows 8
para jogos. De lá pra cá, o número de reclamações aumentou
consideravelmente, principalmente por conta de problemas com a
plataforma Games for Windows Live.
Apesar de muitas pessoas reclamarem, outras tantas dizem não ter
problemas com o sistema e relatam que a performance está superior em
algumas situações. Aproveitamos todo esse burburinho para estudar o caso
a fundo. Hoje, vamos mostrar que existem os dois lados da moeda, mas
que talvez nem tudo seja tão ruim quanto alguns dizem.
A evolução pode ser problemática
O Windows 8 aproveitou grande bagagem das antigas versões, mas isso
não quer dizer que, em termos de código, ele tenha muitas semelhanças.
Para dar uma repaginada na história do sistema, a Microsoft optou por
mexer severamente no núcleo do sistema.
Isso quer dizer que muitos recursos básicos receberam diversas
alterações. Não estamos falando aqui da funcionalidade em si, mas do
modo como o sistema executa cada ferramenta. A Microsoft modificou a
base gráfica do Windows 8, inserindo efeitos e animações que usam o DirectX como plataforma de suporte.
Essa é a primeira característica do sistema que muitos apontam como
um problema. Ainda que deixe o sistema mais elegante, tal recurso pode
interferir no desempenho em jogos, pois o Windows precisa manter o foco
em dois ambientes que usam a mesma tecnologia. O uso do DirectX na
interface do sistema pode causar impacto negativos, mas ninguém consegue
provar o quanto isso afeta o desempenho da máquina.
Falta de suporte apropriado
Apesar de existir uma grande quantidade de reclamações quanto ao
sistema, muitos colocam a culpa do “baixo desempenho” (que ainda não foi
comprovado por ninguém) nas costas da NVIDIA e da AMD. A alegação mais
comum é de que os drivers não são aperfeiçoados para o novo sistema e
por isso os jogos ainda estão melhores no Windows 7.
De fato, nas versões de prévia do Windows 8, os drivers geravam
diversos problemas e causavam grande impacto na performance durante a
execução de games. Entretanto, de lá para cá, as duas fabricantes de GPU
investiram pesado para polir seus softwares.
No site da AMD e da NVIDIA, há versões apropriadas dos drivers para o
sistema. Alguns chips (como alguns para notebooks) ainda não são
suportados, o que força o jogador a usar uma versão de software para
Windows 7 para conseguir reproduzir os games. Nesse tipo de situação, a
culpa é dos drivers, mas, no geral, essa é uma exceção que foge à regra.
Na verdade, considerando que o Windows 8 acabou de sair do forno, é
compreensível que exista uma série de problemas com drivers; entretanto,
não encontramos testes que provem que o hardware não está se
comunicando adequadamente com o software da Microsoft.
Forçando a barra
Se por um lado há poucos artigos comprovando problemas de performance
do Windows 8, por outro existe uma legião de pessoas que diz estar
sofrendo com a plataforma Games for Windows
– LIVE. Com a história de lançar sua própria loja, a Microsoft acabou
criando uma briga direta com os jogadores que amam o Steam.
O problema, na verdade, não é a loja existir, mas são os bugs que
interferem na jogatina de quem usa o serviço da Valve. Muitas vezes, os
jogos precisam usar a interface da Games for Windows – LIVE para
realizar login e conseguir se conectar em partidas online. Isso já
acontece no Windows 7, mas não há muitos erros. Já no Windows 8...
É até engraçado falar sobre o Games for Windows – LIVE, pois, apesar
de ser um produto da Microsoft, ele não vem devidamente atualizado na
sistema operacional. Em geral, muitas pessoas se deparam com uma
mensagem de erro quando tentam usar os recursos dessa plataforma. Para
poder continuar a situação, é preciso baixar a última versão do produto —
que, por sinal, nem sempre funciona.
Diferenças mínimas
Para colocar tudo em pratos limpos, vamos ao que realmente importa.
Vejamos como cada um se sai na hora de encarar os jogos e benchmarks. O
site PC World realizou, no começo de outubro, uma análise profunda dos dois sistemas em diversas situações.
Moral da história? Na maioria dos quadros, o Windows 8 consegue ser
melhor do que o Windows 7 em jogos. As diferenças, no entanto, são
mínimas, e em alguns poucos jogos há um salto de frames. É importante
frisar que em determinadas situações o Windows 7 demonstra ser mais
rápido, portanto temos quase um empate técnico.
Agora, considerando a “superioridade” do Windows 8 em alguns casos,
não há como dizer que você vai notar diferença de qualidade ou de
velocidade. Mesmo em jogos como Total War: Shogun 2, em que o novo
sistema é até 62% melhor, não há uma grande discrepância na hora da
jogatina.
Exclusividade no DirectX
Respondendo a nossa principal pergunta, podemos dizer que o Windows 8
não está mal planejado para jogos, mas isso não quer dizer que ele
seja o sistema mais recomendado para games. Apesar de oferecer
desempenho superior em muitos títulos, os problemas de compatibilidade,
bugs e outros poréns podem atrapalhar jogadores que querem jogar e
evitar as dores de cabeça.
Para a Microsoft, todavia, o Windows 8 é imbatível e todas as
propagandas vão falar que ele é o melhor em tudo, afinal mais vendas
geram mais lucro.
Inclusive, para provar essa superioridade, a
desenvolvedora já deixou claro que o DirectX 11.1 será disponibilizado apenas para o sistema mais recente, ou seja, quem quiser aproveitar as novidades terá de migrar.
De certa forma, não é uma má ideia mudar de sistema, mas talvez este
não seja o momento apropriado. Pode ser interessante esperar os novos
jogos e drivers para visualizarmos mais testes e ver se ele demonstrará
poderio em games. Por ora, recomendamos o Windows 7 para games, e o
Windows 8 para os curiosos.
Via: Tecmundo
para jogo eu achei o windows 8 uma porcaria por que de dez jogos que eu baixo só tres funcionam
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