Conceito de novo Xbox idealizado pelo designer Joseph Dumar (Fonte da imagem: Reprodução/Pocket-lint)
Os sites Digital Foundry e Eurogamer publicaram hoje pistas sobre o
hardware da nova geração do Xbox. Eles entraram em contato com um
desenvolvedor anônimo, de pseudônimo “DaE”, que há alguns meses tinha
tentado vender um suposto kit de desenvolvimento do Durango – codinome
do novo Xbox – por 10 mil dólares no fórum AssemblerGames.
À época, ninguém acreditou muito nas imagens publicadas no fórum de
programadores, mas ao contestar algumas desenvolvedoras que já
trabalharam em projetos AAA para novas gerações, a Digital
Foundry/Eurogamer obteu respostas otimistas quanto à veracidade das
imagens.
Por dentro da caixa-preta
O kit de desenvolvimento que “DaE” exibiu é uma caixa preta que se
conecta a uma tela barata, onde são mostrados um fluxo de dados gráficos
no estilo Matrix, com um sistema de depuração que não convenceu muito
outras fontes entrevistadas pela Digital Foundry.
(Fonte da imagem: Reprodução/Digital Foundry)
As imagens da tela são semelhantes ao do kit para o Xbox 360,
contendo o “NuiView” (ferramenta para renderizar as informações da
câmera do Kinect) e um programa básico de compilação chamado
“D3D11Game1”. Nas fotos enviadas não há imagens de um novo Kinect,
embora tenha sido dito que ele vai ser consideravelmente revisado na
nova versão.
Já as especificações são semelhantes aos padrões atuais de computadores gamer. Confira:
- Processador Intel octa-core 64-bit
- GPU NVIDIA
- 8 GB de memória RAM (outras fontes sugerem 12 GB)
“DaE" afirmou que este é o kit despachado aos estúdios em fevereiro e
que ele não pode identificar profundamente cada parte do hardware. Além
disso, o valor de memória pode não representar o do console final, uma
vez que os kits de desenvolvimento geralmente possuem o dobro da final
por causa das ferramentas de debug e outros sistemas.
Para dar maior autenticidade ao seu material, o desenvolvedor anônimo
exibiu ainda uma screenshot do programa de codificação Microsoft Visual
Studio rodando no Durango. Vale ressaltar a presença de um elemento do
código que sugere fortemente que o novo console funciona em uma
arquitetura x86, suportando o AVX (extensões de vetor avançadas).
(Fonte da imagem: Reprodução/Digital Foundry)
O interessante deste fato é que os rumores da AMD trabalhar no
PlayStation 4 nos levam a pensar que ˜hardware personalizado” é coisa de
video game do passado, o negócio agora é otimizar o máximo possível.
O que dizem outros desenvolvedores
Para comprovar as imagens de “DaE”, a Digital Foundry/Eurogamer
entrevistou alguns estúdios que foram à conferência que antecedeu a GDC
2012, em Londres, e confirmou que o novo processador é, de fato, 64-bit.
Segunda eles, as engines atuais que são construídas em DirectX 11 para
PCs podem ser portadas facilmente para 64-bit para rodar no novo
console.
Afinal, um dos grandes sucessos da plataforma atual é a aproximação
das ferramentas de desenvolvimentos do Xbox 360 com as do PC. Contudo,
as especificações de hardware oriundas da NVIDIA e Intel foram
questionadas como difíceis de acreditar.
O argumento utilizado é o de que a Microsoft, durante o primeiro
Xbox, fez mal negócio no licenciamento da tecnologia com a Intel e
NVIDIA, o que fez a produção ficar inviável nos anos subsequentes,
levando o Xbox 360 a usar processadores da IBM e GPU da ATI
(posteriormente comprada pela AMD).
Sem falar que foi nos gráficos que o Xbox 360 tomou vantagem do
PlayStation 3 em jogos multiplataformas, portanto, trocar para NVIDIA
novamente seria muito estranho em vista dos rumores que já saíram sobre o
Durango até o momento.
Project Fortaleza: possível óculos de realidade aumentada para o novo Xbox (Fonte da imagem: Reprodução/The Verge)
Verdade ou mentira?
Para quem não está muito familiarizado com o processo de
desenvolvimento de consoles, é melhor esclarecer: o kit de
desenvolvimento não garante o uso das peças que estarão disponíveis na
versão final do console.
Ele é uma versão alpha com várias peças que visam apenas emular uma
configuração de hardware semelhante ao produto final, pois os
desenvolvedores precisam trabalhar em novos jogos para o lançamento –
que leva pelo menos 2 anos. Basta lembrar do kit do Xbox 360, mostrado
na E3 2005, poucos meses antes do lançamento final. Nada mais era do que
PowerMacs com placas de vídeo ATI.
Assim como ressaltou a Digital Foundry/Eurogamer na conclusão da
reportagem: não deixa de ser irônico que os consoles da Microsoft e
Sony, hoje considerados culpados por segurar a evolução de jogos para
PCs, utilizem tecnologia exclusiva dos computadores em sua próxima
geração.
Todavia, se depender daquele documento do novo Xbox vazado recentemente que
demonstrou o Project Fortaleza, podemos ficar confiantes que a gigante
de Redmond não vai nos decepcionar na próxima geração.
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