Select Menu
» » » » » » Cientistas criam rede sem fio ultrarrápida
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Cientistas criaram uma nova forma de transmissão de dados sem o uso de fios com velocidades que chegam a até 2,5 terabits por segundo. Esta velocidade seria suficiente para transmitir múltiplos filmes completos em Blu-ray a cada segundo.

A equipe de cientistas, que inclui pesquisadores norte-americanos e israelenses, usou um conceito bem engenhoso: as ondas eletromagnéticas que levam os dados são “retorcidas” e transformadas em vórtices:

 
Segundo o site ExtremeTech, os sinais em forma de vórtice utilizam um momento angular orbital (OAM) para reunir ainda mais dados do que os sinais “normais”. Além disso, o site afirmou que os cientistas utilizaram o que há de melhor nos protocolos de transmissão de dados (como Wi-Fi e LTE) e modularam o momento angular de spin (SAM) das ondas de rádio para conseguir atingir altas velocidades.

Atualmente os pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA e da Universidade de Tel Aviv foram capazes de transformar em vórtices oito corrente de dados juntas, cada uma delas com velocidade de 300Gbps. Assim a velocidade total de transmissão de dados pôde chegar a 2,5 terabits por segundo.

Embora os dados tenham sido transmitidos apenas a uma distância de um metro, os cientistas acreditam que o limite máximo seja de 1 quilômetro.


Via: Baboo

Autor Unknown

Aficionado por novidades tecnologicas e blogueiro nas horas vagas.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentarios

AVISO

O Ghz Tecnologia coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais.Comentários considerados ofensivos, difamatórios, impróprios e/ou que contenham palavras de baixo calão serão excluídos. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático.

Obrigado.