Rede social misturada com pesquisa é a nova aposta da Microsoft. (Fonte da imagem: Reprodução/Socl)
Sem fazer alarde, a Microsoft lançou na madrugada de hoje sua nova rede social, batizada de Socl. Imagens do novo projeto da empresa ainda em versão beta já haviam sido reveladas no final do ano passado, e agora a empresa anuncia a versão final do produto.
O projeto foi desenvolvido pela FUSE Labs, um centro de pesquisa da
Microsoft voltado para o desenvolvimento de produtos sociais. De acordo
com o próprio site da rede social, o foco é “explorar as possibilidades
de pesquisa social para fins de aprendizagem”. Já o slogan fala de “uma
nova experiência de pesquisa para estudantes”.
Segundo a própria Microsoft, a Socl (pronuncia-se “social”, em
inglês) combina rede social e pesquisa, para ajudar as pessoas a
encontrar e compartilhar páginas de web interessantes do mesmo jeito que
alunos fazem quando trabalham juntos. Para incentivar a interação e a
colaboração, a Socl oferece compartilhamento de “mensagens elaboradas” e
vídeos em tempo real.
Convivência pacífica
Ao contrário do que algumas pessoas imaginaram anteriormente, o
objetivo da nova rede social da Microsoft não é concorrer com Facebook
ou Google+. “Esperamos que os alunos continuem usando Facebook, Twitter,
Linkedin e outras redes sociais existentes, bem como o Bing, Google e
outras ferramentas de pesquisa”.
A gigante de Redmond quer encorajar os alunos a reinventarem a
comunicação diária e as ferramentas de aprendizagem, melhorando a
pesquisa, o aprendizado e o compartilhamento de suas vidas cotidianas.
A experiência de pesquisa na Socl será fornecida pelo Bing e será
possível fazer login na rede social com sua conta do Facebook ou da
Microsoft . Por enquanto, a Socl está apenas cadastrando pessoas em sua
lista de espera.
Nenhum comentário