Após fabricante do Windows lançar até uma campanha publicitária contra rival nos EUA, gigante de buscas defende alterações.
A Microsoft lançou uma campanha pública criticando as recentes mudanças de privacidade da Google, mas a gigante de buscas está contra-atacando, alegando que a fabricante do Windows e outros críticos estão espalhando mentiras sobre a sua nova política. Essa é uma luta boa para os usuários.
Para quem não ficou sabendo, a Microsoft está realizando uma campanha
cara que inclui a publicação de anúncios em grandes jornais dos EUA
literalmente detonando a Google em razão das recentes mudanças de
privacidade, acusando a companhia de “tornar mais fácil para a Google
conectar dois pontos entre tudo que você busca, envia, diz, ou faz
streaming enquanto usa um de seus serviços...Todos os pontos de dados
dados que ela coleta e conecta a você aumenta o seu valor para um
anunciante.”
No blog de política pública da companhia (Public Policy Blog),
a gerente da Google, Betsy Masiello, afirma que essas e outras
acusações não passam de “mitos”. Ela diz, entre outras coisas, que a
“Google não vende, troca ou aluga informações de usuários identificáveis
pessoalmente”. E então ela confronta diretamente muitas das acusações
da Microsoft. Em resposta aos ataques da fabricante do Windows de que a
nova política de privacidade da Google torna mais difícil para os
usuários controlarem informações privadas, ela diz:
“Nossos controles de privacidade não mudaram. Ponto. Nossos
usuários podem: editar e apagar seu histórico de buscas; editar e apagar
seu histórico de visualizações no YouTube; usar muitos dos nossos
serviços com login feito ou não; usar a Google Dashboard e nosso
Gerenciados de Preferências de Publicidade para ver quais dados nós
coletamos e administrar a maneira como são usados; e tirar vantagem dos
nossos esforços de liberação de dados se quiserem remover informações
dos nossos serviços.”
Entre outras coisas, a Google também desmente a Microsoft e afirma
não ter feito mudanças de privacidade para tornar os dados mais valiosos
para os anunciantes. E então segue dizendo que suas políticas de
privacidade são melhores que as da Microsoft.
É difícil saber quem está certo nessa briga. Mas na batalha entre
Google e Microsoft por privacidade, os verdadeiros vencedores podem ser
os usuários. Se as empresas reconhecerem que proteger a privacidade das
pessoas é uma fonte de dinheiro porque isso atrai as pessoas para os
seus serviços, elas ficarão mais cuidadosas em proteger sua privacidade.
Por isso, dou as boas-vindas a essa guerra de palavras, e espero que
ainda tenha muito mais por vir.
Via: IDG NOW!
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