A escolha é sua: você quer defender o mundo contra malfeitores ou usar seus superpoderes em benefício próprio?
City of Heroes é um MMORPG que está no mercado já há algum tempo, no entanto, ele acaba de se tornar totalmente gratuito para jogar – antes só existia um período de testes de 14 dias.
Neste game, você cria um personagem com superpoderes e o controla
realizando missões, as quais muitas vezes acabam envolvendo escolhas
morais – definindo se você é um herói ou um vilão.
Com um alto grau de personalização, é possível escolher entre seis
classes de personagem, 100 superpoderes diferentes e milhares de opções
de vestuário para deixar épico o uniforme do seu herói (ou vilão).
Sendo jogador gratuito, no entanto, você tem algumas restrições de
conteúdo – as quais podem facilmente ser superadas caso você gaste
dinheiro real para comprar novos poderes ou o acesso a outras regiões.
Cadastro
Jogar City of Heroes requer cadastro, clique aqui para criar uma conta.
História
Depois de criar seu personagem, uma história em quadrinhos é exibida
para mostrar os acontecimentos anteriores ao início de sua jornada. Você
estava cuidando de sua vida, quando percebeu a luta entre Statesman e
Recluse. O vilão atacou o herói e o jogou contra o prédio onde você
estava, destruindo-o por completo. Tendo você superpoderes foi possível
sobreviver com facilidade.
Depois disso, Recluse e seus aliados passaram a fazer uma verdadeira
carnificina de heróis em Galaxy City. Nesse cenário, a aventura começa e
você encontra Statesman à beira da morte. Agora, você precisa fazer sua
primeira escolha moral: ajudar os heróis a defenderem a cidade ou
aproveitar-se da bagunça para colocar seus planos malignos em prática?
Você decide.
Quando essa parte da história termina, os heróis são levados para
Atlas Park e os vilões para Mercy Isle. Uma vez lá, você é introduzido a
um contato, o qual é responsável por oferecer missões e tarefas
diversas para você cumprir.

Criação de personagem
Na hora de criar seu personagem, é melhor você pensar bem em sua
história. Afinal, é preciso escolher como os poderes surgiram, qual seu
comportamento geral, como ele luta e quais foram as habilidades
adquiridas.
Origem dos poderes
Esta não é uma escolha que altera o seu estilo de jogo ou os poderes
disponíveis, ainda assim, é importante para diferenciar o seu personagem
dos demais. Aqui, você escolhe de origem dos seus poderes, a qual pode
ter sido a partir da ciência, de mutação genética, da magia, da
tecnologia ou simplesmente do trabalho duro – você se esforçou tanto que
atingiu capacidades sobre-humanas.
Estilo de jogo
Essa parte da criação de personagens define como você usará seus
poderes, ou seja, ela indica qual sua função no campo de batalha. Há
seis opções: Tank, Melee Damage, Ranged Damage, Crowd Control, Support e
Pets. O Tank absorve o dano e consegue causar dano considerável, é
ótimo para liderar grupos.

Melee e Ranged Damage servem apenas para causar grandes danos contra
os oponentes, sendo o primeiro responsável por bater de perto e o
segundo à distância. Crowd Control foca a atenção em inimigos
específicos e dificulta suas ações. Support apresenta habilidades que
ajudam seu grupo e frequentemente conta com capacidades de cura. Pets
manipula criaturas para causar dano e também apresenta algumas
habilidades de cura.
Arquétipos
Existem quatro arquétipos básicos em City of Heroes, mas apenas dois
deles são gratuitos: Tanker e Brute. Por causa disso, é recomendável que
você faça apenas personagens de classe Tank ou Melee Damage – caso
contrário, você ficará em tremenda desvantagem em relação ao desempenho
do seu personagem.
O arquétipo Tanker serve para você aguentar o dano recebido e
anulá-lo na medida do possível, fazendo você aguentar muito tempo em
combate e apresentando dano razoável. Já o Brute é um pouco mais
equilibrado nesses fatores, ou seja, você absorve ou causa dano na mesma
proporção.
Poderes
Seu personagem apresenta um conjunto primário e secundário de
poderes. Aquele grupo conta com 18 opções e este com 11. Os poderes
primários estão divididos em nove categorias, cada uma apresentando duas
opções gratuitas e outras sete pagas. No caso dos poderes secundários,
cada categoria apresenta apenas uma opção gratuita para outras oito
pagas.

Abaixo, você confere as listas de poderes primários e secundários. À
esquerda, você encontra o nome do poder e, à direita, sua descrição. A
lista está organizada de acordo com a ordem de aparição dos poderes
dentro das categorias, de cima para baixo.
Poderes primários
- Death Shroud: energia negativa brota do seu corpo e causa dano constate a qualquer inimigo próximo;
- Dark Embrace: as trevas envolvem seu corpo e criam uma carapaça protetora contra os danos Lethal, Smashing, Negative Energy e Toxy;
- Charged Armor: quando ativado, um campo de eletricidade envolve o personagem e protege contra os danos Lethal, Smashing e Energy;
- Lightning Field: enquanto durar o efeito, você emite uma tempestade elétrica do corpo, causando dano constante aos inimigos próximos;
- Blazing Aura: queima inimigos que tentem se aproximar demais;
- Fire Shield: absorve danos Lethal, Smashing, Fire, um pouco de Cold e evita o efeito Disorient;
- Frozen Armor: coberto por uma armadura de gelo, você resiste contra danos Lethal, Smashing, Cold e Fire, assim como ignora debuffs que diminuem sua defesa;

- Hoarfrost: este poder reveste sua pele com uma grossa camada de gelo, capaz de absorver danos e aumentar seu HP (também ignora danos Toxic);
- Resist Physical Damage: você é invulnerável. Diferente de outros poderes, este está sempre ativo e o protege contra danos Smashing, Lethal e efeitos de diminuição de defesa;
- Temp Invulnerability: quando ativada, o poder praticamente anula danos Smashing e Lethal;
- Deflection: usando um escudo, você bloqueia a maioria dos ataques e resiste um pouco contra danos Lethal e Smashing. Quando ativo, o poder também dá um bônus de ataque;
- Battle Agility: enquanto estiver funcionando, este poder melhora sua esquiva contra danos à distância e em área, assim como melhora a defesa contra efeitos de diminuição de defesa;
- Rock Armor: transforma sua pele em pedra e anula danos Lethal e Smashing, e resiste contra efeitos de diminuição de defesa;

- Stone Skin: seu corpo é naturalmente rochoso e resiste contra danos Lethal e Smashing (este poder está sempre ativo);
- Focused Fighting: quando está ligado, ataques à curta distância dificilmente acertam e são pouco efetivos caso o façam. Este poder também concede resistência contra os efeitos confusão e diminuição de defesa;
- Focused Senses: igual ao anterior, com a diferença de ser focado contra ataques à distância e, em vez de evitar confusão, permite a detecção de inimigos camuflados;
- High Pain Tolerance: usando apenas sua força de vontade, você aguenta bem a dor, tornando-lhe levemente resistente contra todos os tipos de dano (este poder está sempre ativo);
- Mind Over Body: quando ativado, você se torna altamente resistente contra danos Smashing, Lethal e Psionic.
Poderes secundários
- Beheader: com um dano moderado e impressionantemente rápido, você usa este ataque para tentar separar a cabeça do oponente de seu corpo usando um machado de batalha – caso falhe na decapitação, pode deixar o inimigo vulnerável contra os próximos ataques;
- Shadow Punch: você cobre seus punhos com energia negativa e soca o oponente, causando pouco dano. O golpe o cega por alguns instantes e diminui sua defesa;
- Nimble Slash: usando uma espada em cada mão, você ataca o oponente com uma velocidade incrível. Apesar de causar pouco dano, seus golpes diminuem a defesa inimiga;
- Charged Brawl: usando descargas elétricas a partir de seus punhos, você causa pouco dano contra o inimigo e drena sua Endurance (energia que permite o uso de poderes). Às vezes, a energia drenada vai para o seu personagem e o golpe pode deixar o oponente fraco;

- Barrage: além de deixar o oponente vulnerável e causar dano moderado, este poder também o deixa com o efeito Disorient depois de aplicado várias vezes consecutivas;
- Scorch: você cobre suas mãos com fogo e ataca o oponente para deixá-lo vulnerável. Este golpe também faz o inimigo pegar fogo, causando danos leves conforme o tempo passa;
- Frozen Fists: seus punhos são cubos de gelo. Eles causam pouco dano, porém diminuem a velocidade do oponente e o deixa fraco;
- Thunder Kick: você é um mestre das artes marciais, seus chutes deixam os oponentes com o estado Disorient e vulneráveis aos próximos ataques;
- Stone Fist: com punhos de pedra, você consegue causar um dano moderado, deixando o oponente no estado Disorient e vulnerável;

- Jab: usando sua força sobre-humana, socos simples são suficientes para causar um pouco de dano contra o inimigo, deixá-lo tonto após uma sequência de golpes e fraco;
- Bash: com sua maça medieval, você avança rapidamente contra o oponente para atacá-lo. O peso da maça o deixa desorientado, causa dano moderado e o deixa vulnerável.