Depois da Nokia, Microsoft agora consegue acordo com a RIM: o Bing vai
ser buscador padrão do BlackBerry. No mercado de dispositivos móveis, o
Google é o inimigo.
A Microsoft anunciou essa semana uma parceira com a Research in
Motion, fabricante do smartphone BlackBerry. O buscador e o serviço de
mapas do Bing passam a ser padrão nos celulares e tablets da RIM,
substituindo o Google e o Google Maps. Steve Ballmer, diretor-executivo
da Microsoft, fez o anúncio na conferência BlackBerry World, na Flórida.
Essa é a segunda parceria de peso que a Microsoft conseguiu em 2011
para combater a crescente influência da Apple e - principalmente - do
Google no mercado de dispositivos móveis. Em fevereiro a Microsoft e a
Nokia, ainda a maior fabricante de celulares do planeta, anunciaram que
os smartphones da empresa vão rodar o sistema operacional Windows Phone
7, uma mudança radical para a Nokia, que até então usava um sistema
próprio, o Symbian.
O sucesso do Android, do Google e do
iOS, da Apple, colocou todas essas empresas em uma situação incômoda.
Uma pesquisa da Nielsen divulgada no fim de abril mostra que 31% dos
consumidores afirmam que seu próximo smartphone será com Android,
enquanto 30% querem um aparelho com o iOS. O BlackBerry aparece em
terceiro, com 11%, e o Windows em terceiro, com 6%. O Symbian, pelo
segundo ano, aparece com 0%. Da pesquisa feita entre julho e setembro de
2010 para a mais recente, de janeiro a março de 2011, apenas as
intenções de compra do Android aumentaram, todas as outras diminuíram.
De acordo com a Gartner, Android e iOS serão mais de 50% do mercado
global de sistemas operacionais móveis já esse ano, enquanto para 2012 o
Android deve ter metade do mercado sozinho.
Embora a
parceria da Microsoft com a RIM seja menos estrutural que a parceria com
Nokia - o BlackBerry continua rodando o sistema próprio da RIM, e
continua dependendo pouco de recursos de terceiros -, a aproximação um
tanto estranha entre as essas empresas mostra o quanto eles estão
dispostos a lutar por mais espaço no mercado de aparelhos móveis,
marcado para ser dominado pelos diversos aparelhos rodando Android e, um
pouco atrás, pelo iPhone. Por outro lado, com a dominância quase
completa da Apple e do iPad no mercado de tablets, a RIM apelou para o
Google para conseguir crescer: no mesmo evento em que Ballmer anunciou a
parceria com a Microsoft, a RIM mostrou como aplicativos para o Android
serão emulados no sistema operacional do PlayBook, o recém-lançado
tablet da empresa.
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