Select Menu
» » » Como surgiu a Virtualização?
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

O objetivo deste post é falar sobre a origem da virtualização, como surgiu o seu conceito e como a tecnologia chegou até nós.

O conceito de virtualização parece novo, mas a sua origem data da década de 60, quando a IBM implementou e desenvolveu as máquinas virtuais. Na época, tinha-se o propósito de utilizar de forma simultânea os caríssimos equipamentos mainframe.


 
Tudo começou por volta de 1965, quando um grupo de pesquisadores da IBM, tentava avaliar os conceitos emergentes do TTS (Time Sharing System). Eles necessitavam de um meio para realizar avaliações e testes. Foi então desenvolvida, no IBM Yorktown Research Center, uma forma de dividir as máquinas em partes menores. Estas, por sua vez, tinham a capacidade de fazer o gerenciamento dos seus próprios recursos. Desta forma, os pesquisadores podiam efetuar, de forma simultânea, os seus testes nas mais diversas condições de uso. Isso tudo, sem alterar as outras partes que se encontravam no sistema. Porém, a versão oficial do TTS, o TSS/360, chegou tarde e era um sistema muito grande e pesado, pois consumia muitos recursos do computador.

Após este experimento de pouca expressão, provocada pelo seu fraco desempenho, a IBM criou e desenvolveu, no início dos anos 70, um sistema operacional radicalmente diferente. Este sistema foi originalmente chamado de CP/CMS e posteriormente de VM/370. A sua essência era completar separadamente as duas principais funções que o sistema de TTS podia fornecer: multiprogramação e máquina estendida. O coração do sistema era o Virtual Machine Monitor que proporcionava a multiprogramação e a criação de máquinas virtuais. Diferente dos outros sistemas operacionais, cada máquina virtual era uma cópia exata do hardware verdadeiro, incluindo modo núcleo e modo usuário, interrupções e tudo mais que uma máquina real teria.


A virtualização de servidores, tão conhecida e difundida atualmente nos servidores da plataforma x86, tem a sua origem e seus conceitos diretamente relacionados a estas descobertas e pesquisas da IBM. A tecnologia como conhecemos hoje, vem sendo preparada desde os anos 90, mas ganhou a grande massa pelas mãos da VMware, empresa responsável pelo “boom” desta tecnologia, que aliás, foi fundada recentemente, em 1998. 

Em um passado recente, falávamos somente sobre a virtualização de servidores. Hoje, é comum falarmos de virtualização de aplicações, de desktops e de storage. Isso evidencia os inúmeros benefícios que a palavra “virtualização” nos traz. Se a tecnologia não tivesse vindo para ficar, isso com certeza não estaria acontecendo. Em breve, vamos falar sobre a atual tecnologia e sobre os novos conceitos de virtualização que estão surgindo no mercado.

Um grande abraço a todos e até lá!!!


Via: Baguete

Autor Unknown

Aficionado por novidades tecnologicas e blogueiro nas horas vagas.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentarios

AVISO

O Ghz Tecnologia coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais.Comentários considerados ofensivos, difamatórios, impróprios e/ou que contenham palavras de baixo calão serão excluídos. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático.

Obrigado.