Não é nenhuma novidade que carros-conceito chamem a atenção do 
público quando são apresentados. Entretanto, o atual período de 
transição que estamos vivendo faz com que tudo seja ainda mais inovador,
 com as chamadas “tecnologias verdes” cada vez mais próximas de 
substituírem de vez os combustíveis fósseis.
BMW i8 (Fonte da imagem: Reprodução/GreenCarReport)
Por isso, o Tecmundo elaborou este artigo que mostra alguns dos 
automóveis conceituais mais impressionantes da atualidade, todos com 
tecnologias de ponta que prometem mudar muito o nosso conceito sobre 
“estilo em quatro rodas”. Confiram!
BMW i8
O primeiro da nossa lista é provavelmente o mais chamativo de todos 
eles. Trata-se do conceito BMW i8, um híbrido que roda com um motor de 
três cilindros a gasolina combinado a um gerador elétrico que garante 
uma eficiência de mais de 30 KM por litro.
Mais uma renderização da BMW i8 (Fonte da imagem: Reprodução/GreenCarReport)
Mas isso não quer dizer que o seu “espirito verde” faz da aparência 
esportiva do i8 apenas fachada.  O possante pode usar suas duas usinas 
de força independentemente ou combinadas, dependendo da necessidade, 
permitindo que o carro chegue à velocidade máxima de 245 KM/h. A BMW 
pretende lançar o i8 juntamente com uma versão menor e puramente 
elétrica — chamada i3 — a partir de 2013.
Hyundai i-oniq
As marcas sul-coreanas de tecnologia têm estado em alta nos últimos 
tempos, a exemplo da Samsung e da LG. Com os automóveis não é diferente,
 sendo que a Hyundai demonstrou o seu surpreendente i-oniq no Geneva 
Motor Show deste ano.
(Fonte da imagem: Reprodução/GreenCarReport)
O cupê é capaz de andar até 120 KM confiando apenas em suas baterias 
elétricas, mas um motor à combustão também  está disponível caso seja 
necessário e estende a autonomia para 579 quilômetros. A data de 
lançamento do i-oniq ainda não foi confirmada.
Acura NSX Hybrid
Desde que a Honda entrou para o mercado norte-americano com o nome de
 Acura nos anos 80, um modelo em especial criou uma verdadeira legião de
 fãs: o NSX. Agora, a gigante japonesa aproveitou a crescente demanda 
por carros híbridos para reformar o seu superesportivo, sendo que o 
primeiro conceito foi apresentado na Detroit Auto Show 2012.
(Fonte da imagem: Reprodução/GreenCarReport)
O novo NSX também é um híbrido e tem um motor elétrico movimentando 
as rodas da frente. Porém, diferente dos demais esportivos da era 
“verde”, o midship da Acura tem um nada singelo V6 à gasolina montado 
atrás dos assentos. Infelizmente, não é previsto que o NSX seja 
produzido em menos de três anos.
Honda EV-STER
Já na família dos carros puramente elétricos, a Honda apresentou 
esportivo conversível EV-STER. Apesar das linhas agressivas e da bela 
aparência, o veículo é mais voltado para as ruas da cidade e tem 
performance mais modesta, indo de 0 a 60 KM/h em pouco mais de 5 
segundos, com uma velocidade máxima de 200 KM/h.
Honda EV-STER (Fonte da imagem: Reprodução/Inside Line)
Em seu interior, o EV-STER tem vários aparelhos eletrônicos e esbanja
 modernidade — sem falar da direção, que tem duas hastes e se parece com
 o controle de um avião. Ainda não há previsões para a produção em massa
 do modelo elétrico.
Pininfarina Cambiano
Qualquer carro híbrido pode ser considerado arrojado por padrão, 
afinal, ainda é bastante incomum que você possa ligar o seu veículo na 
tomada depois que chegar em casa e ainda poder abastecê-lo no posto de 
gasolina. Mesmo assim, o Pinifraina Cambiano, apresentado no Geneva 
Motorsport deste ano, consegue ser um híbrido ainda mais excêntrico.
(Fonte da imagem: Reprodução/GreenCarReport)
Assim como os demais, o Cambiano pode andar com uma combinação de 
motores elétricos e à combustão, mas, em vez de um, esse modelo possui 
quatro pequenos geradores elétricos montados em cada roda. E, para 
alimentar as baterias, a máquina conta com nada menos que uma turbina 
movida a óleo diesel.
A força gerada pela turbina também pode ser direcionada diretamente 
para a transmissão, permitindo que a força total do carro chegue a 
impressionantes 816 HPs. Apesar dessa natureza agressiva, a Pinifarina 
garante que o Cambiano é “limpo” o suficiente para ficar abaixo dos 
níveis de emissão impostos pela Euro 7, que regula o CO2 emitido pelos 
carros híbridos na Europa.
Via: Tecmundo 
 




Nenhum comentário