Das novidades apresentadas na Brasil Game Show 2012, que acontece
neste final de semana (11 a 14 de outubro) em São Paulo, a mais
significativa certamente é o Wii U, o novo console da Nintendo. O evento
contava com filas enormes para experimentar o aparelho que finalmente
chegou em solo brasileiro para ser testado.
A visitação era bastante restrita. Jogadores entravam em grupos de
três ou quatro pessoas para testar alguns dos títulos do console, como
Ninja Gaiden 3: Razor’s Edge, The Wondeful 101, Nintendo Land, Zombi U e
New Super Mario Bros. U.
E aí, qual é a do Wii U?
O principal destaque do console está em seu joystick. Ele conta com
uma tela sensível a toque, além dos botões e direcionais. Seria como uma
junção do Nintendo Wii com um tablet. Apesar de o controle ser um pouco
grande, ele não é pesado e fica confortável nas mãos, já que seu
formato encaixa muito bem nos dedos. O que inclusive permite fácil
acesso aos botões traseiros (“L” e “R”).
Tivemos a oportunidade de jogar Nintendo Land, um mini-game em que
devemos lançar shurikens nos ninjas inimigos que aparecem na tela. O
game é bem simples e o jogador tem de segurar o joystick na vertical
para lançar as pequenas estrelas de ferro nos inimigos. Como outros
jogos do gênero, há apenas três vidas, e o jogador tem de eliminar os
ninjas adversários antes que eles acabem com sua diversão. Neste
momento, porém, pudemos notar um pequeno problema na direção de mira do
console. No final da jogatina ocorreu algum bug que fez a mira sair do
lugar. Ou seja, ficar descalibrada.
Este problema, no entanto, pode facilmente ser resolvido no menu do console, apesar de atrapalhar a continuidade do game.
O outro game que tivemos oportunidade de testar, no entanto, oferece
mais recursos e utiliza um pouco mais da capacidade do console. É o The
Wondeful 101, que coloca o jogador no controle de um grupo de
super-heróis. O objetivo é eliminar os robôs inimigos e para isso você
tem de utilizar ataques conjuntos ou desenhar comandos na tela para
criar armas. Pode ser uma espada, uma luva poderosa ou uma pistola.
Neste game, o console respondeu muito bem aos comandos. Além disso,
ele utiliza um pouco mais da tela sensível ao toque em determinados
momento, como quando o personagem acessa um galpão e apenas o pequeno
display é utilizado.
Os gráficos de nenhum dos jogos oferecem algo novo. Ou seja, são
detalhes já vistos nesta geração. No entanto, a proposta do console não é
o poder de hardware, mas sim de diversão e inovação. Claro que ainda
não deu para ver como o console se comporta em um patamar geral e qual é
sua real potência. Foram poucas demonstrações e, por enquanto, não
podemos dar um veredito se o console é realmente atrativo ou não.
No Wii U, o que vale é a interatividade. Pelo menos neste quesito, a
proposta é muito boa. Com isso, o dispositivo deve agradar o público já
consolidado da Nintendo: a dos jogadores casuais.
Via: Baboo
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