Em diversos artigos de sites especializados em hardware, vemos
especialistas comentando que os processadores não influenciam tanto no
desempenho dos games. De certa forma, isso é verdade, pois, muitas
vezes, um chip com dois núcleos é mais do que suficiente para executar
um jogo com configurações avançadas em uma velocidade aceitável.
Além disso, está comprovado que as placas de vídeo geralmente fazem
quase todo o trabalho pesado. Claro que é necessário ter um conjunto
compatível, com memória RAM suficiente e rápida, um disco rígido de alta
velocidade e um processador que acompanhe o restante dos componentes.
Todavia, resta a dúvida: até que ponto a CPU influencia na performance?
(Fonte da imagem: Reprodução/The Tech Report)
O portal The Tech Report
fez um artigo completo analisando diferentes processadores para
identificar como cada um se comporta com jogos modernos. Na análise, a
equipe do site colocou chips de médio e alto desempenho da AMD e da
Intel em situações semelhantes para ver como cada um se comporta. Você
confere um resumo do resultado neste artigo.
Na tentativa de melhorar as análises de games e placas de vídeo, o The Tech Report
optou por abandonar um pouco essa ideia de confiar apenas nas taxas de
frames por segundo. Segundo o texto original, há muito mais em jogo do
que a média dos quadros renderizados. Até mesmo um teste com taxas
mínimas, médias e máximas pode apresentar discrepâncias.
É perfeitamente possível que um determinado computador obtenha bons
resultados no geral, mas, da mesma forma, existe a chance de que, na
prática, aconteçam algumas quedas de velocidade. O autor do artigo
propôs um estudo profundo, analisando o tempo que cada processador leva
para trabalhar em um frame isolado.
(Fonte da imagem: Reprodução/The Tech Report)
O The Tech Report
analisou 18 CPUs diferentes usando quatro jogos e mais um cenário de
conversão de vídeo para obter um veredito final. Na tentativa de evitar
distorções nos resultados, o site optou por usar placas-mãe, módulos de
memória, discos rígidos e outros componentes idênticos em todas as
configurações.
Para realizar os testes, o portal identificou o tempo necessário para
processar cada quadro e entregar um desempenho aceitável. Bom,
considerando a taxa de 60 fps como ideal, podemos calcular que 16,67 ms é
o tempo máximo que um processador deve usar para não acarretar quedas
de performance.
(Fonte da imagem: Reprodução/The Tech Report)
Pois é, pode ser um valor ínfimo, mas ele deve ser levado em
consideração na hora de avaliar e comparar o desempenho dos
processadores. Nesta análise detalhada, o The Tech Report levou em conta esse número, a taxa de frames e o histórico no processamento dos frames.
Acredite se quiser: manter um jogo funcionando constantemente com a
taxa de 60 frames por segundo é um trabalho árduo. Os dados apresentados
na análise foram obtidos com base na renderização de frames no
intervalo de 60 a 90 segundos.
Com essas informações, o autor separou os resultados em tempos médios
e criou uma linha do tempo mostrando o processamento em um único
segundo. Como você pode ver, o trabalho da CPU oscila muito, o que
resulta em variações na reprodução jogo. Aqui está a importância em
manter as latências tão baixas. Confira os resultados dos chips AMD no
jogo Crysis 2:
(Fonte da imagem: Reprodução/The Tech Report)
Resultado? Nos testes com Batman: Arkham City, Crysis 2 e The Elder Scrolls V: Skyrim,
nenhum dos processadores conseguiu oferecer poder de processamento
suficiente para manter a fluidez do game com 60 quadros por segundo.
(Fonte da imagem: Reprodução/The Tech Report)
Em geral, as latências ultrapassaram o limite de 16,67 ms. As
diferenças, muitas vezes, consistem em 2 ou 3 milissegundos; entretanto,
esses dados deixam claro que os processadores podem resultar em um
gargalo na hora de executar os games.
(Fonte da imagem: Reprodução/The Tech Report)
No caso do jogo Battlefield 3, somente dois modelos (Intel Core
i5-655k e AMD Phenom X4 850) apresentaram desempenho insuficiente.
Aliás, é importante notar que, neste game, todas as configurações
parecem ser limitadas por conta da performance do chip gráfico.
Uma verdade inconveniente aparece depois de observarmos todos os testes. Independente do jogo em questão, os chips da AMD
não demonstram capacidade para acompanhar de perto os modelos mais
robustos da Intel. Alguns dos processadores mais avançados da AMD
mostram resultados semelhantes aos do Intel Core i5-2500k.
Aqui fica uma dúvida, afinal muitos juram que a AMD é insuperável em
jogos. Bom, apesar dos resultados, não podemos dizer que os chips da AMD
não são capazes de executar games. Fica claro que eles não trabalham
com tanta agilidade e, às vezes, causam impacto na taxa de frames,
entretanto as pequenas diferenças não acarretam grandes engasgadas.
(Fonte da imagem: Reprodução/The Tech Report)
O curioso nisso tudo é que o tão aclamado AMD
FX-8150, considerado pela fabricante como o processador mais avançado e
robusto, chega a ser mais lento do que o Phenom II X4 980, o Phenom II
X6 1100T e o FX-4170. Até podemos culpar a falta de otimização do
sistema e dos jogos para os oito núcleos, mas isso não vai alterar a
inferioridade do Bulldozer.
É difícil responder com uma única palavra, mas podemos dizer que o
processador pode sim fazer diferença na execução dos games. Como você
mesmo viu, até mesmo o poderoso Intel Core i7-3960X pode apresentar desempenho abaixo do esperado.
Durante a jogatina, essa queda em performance não é notável. Então,
fica a dúvida: que diferença faz? Essas latências maiores na
renderização dos quadros acabam gerando nuances na execução dos jogos. É
por isso que um jogo dificilmente é executado com a mesma taxa de
frames durante todo o tempo.
(Fonte da imagem: Reprodução/The Tech Report)
Com os gráficos exibidos pelo The Tech Report,
fica claro que os chips tendem a fraquejar ao chegar próximo do
processamento dos últimos frames. Assim, ainda que não sejam totalmente
visíveis, algumas quedas de frames podem ser notadas. No fim, o que
conta mesmo é a fluidez e, independente do jogo em questão, os
processadores mais robustos tendem a serem mais sólidos e confiáveis.
Para concluir, o The Tech Report
criou um gráfico comparando a performance dos processadores e os preços
sugeridos. Segundo o artigo, o Intel Core i5-3470 é o chip que oferece a
melhor relação custo-benefício. Para quem prefere a AMD, o Phenom II X4
980 é a melhor opção em performance e preço.
(Fonte da imagem: Reprodução/The Tech Report)
É evidente que essas constatações são referentes aos jogos analisados
e às situações propostas no teste, ou seja, os resultados podem variar
com outros processadores e games. No fundo, a diferença em desempenho
não será tão impactante e você não vai ganhar muito aplicando quase mil
reais em um chip top de linha.
Marcadores: AMD INTEL Placa mãe Processador
Autor Unknown
Aficionado por novidades tecnologicas e blogueiro nas horas vagas.
5 comentários
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Tenho um Core I3 com uma placa de Video Fx240 gt que roda todos os jogos em uma otima qualidade, nao tenho nd do que reclamar do desempenho...
ResponderExcluirNão gostei muito da análise. Começou prometendo muito mas depois não cumpriu.
ResponderExcluirLembre-se de que o importante era saber a capacidade em processar cada frame com latências baixas e variando pouco. Somente o primeiro gráfico, com os chips da AMD, é que faz essa análise, pois mostra o tempo de processamento (eixo Y) variando em termos de porcentagem (eixo X). Então podemos ver que em 97% das medições o FX-8150 processou entre 11 a 22 milissegundos. Como 1s dividido por 0,022 (22 milissegundos) dá 45, eu sei que a 45 fps o jogo vai rodar com quase total estabilidade.
Seria interessante estender esse tipo de análise para os demais jogos, e não simplificar em média de milissegundos, que não passa de uma forma diferente de apresentar o antigo parâmetro FPS.
Abçs
ótimo post.....estão de parabéns
ResponderExcluireles deviam ter testado jogos open world tipo gta 4 que enquanto vc ta que nem um piloto de fuga com seu carro em liberty city, o processador está sendo "estuprado" pelo jogo.
ResponderExcluirTer muitos núcleos, a meu ver, não afeta muito a velocidade em jogos de um modo geral.
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