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Por que o Windows 8 pode ser um fiasco para jogos?
Falta pouco tempo para a chegada do Windows 8, o
mais novo sistema operacional da Microsoft que promete unir PCs e
tablets sobre no mesmo ambiente. Apesar de toda a comunidade de
entusiastas da tecnologia estar aguardando ansiosa pela novidade,
algumas personalidades importantes do mundo dos games parecem
desacreditar o futuro do novo OS.
Gabe Newell, um dos fundadores da Valve (Fonte da imagem: Divulgação/GDC)
As dúvidas sobre o sucesso do Windows 8 no mundo dos games começaram a
pairar depois da declaração do CEO da Valve, Gabe Newell, afirmando
que “o Windows vai ser uma catástrofe para o mercado”.
Que motivos teria o pai do Half-Life e da maior loja de games online no
mundo, o Steam, para desacreditar tanto a próxima versão do SO da
Microsoft?
Há décadas que o Windows tem sido a plataforma preferida dos
desenvolvedores de jogos para computadores pessoais, principalmente por
causa da popularização do pacote de APIs do DirectX.
Além de apoiar os programadores de jogos com boas ferramentas de
criação, o sistema operacional da Microsoft também permitia que qualquer
programa compatível pudesse rodar sem nenhum tipo de restrição.
Notch, o criador do Minecraft, concorda com a opinião de Newell sobre o Windows 8 (Fonte da imagem: Tecmundo)
Em outras palavras, qualquer software criado para a plataforma
Windows pode ser distribuído sem nenhuma limitação imposta pelo sistema
operacional. Essa relação de liberdade por parte do SO rendeu muitos
frutos para a gigante de Redmond, considerando que uma boa parcela dos
usuários adquiriram um PC com Windows principalmente para poder rodar os
seus games favoritos. Entretanto, isso pode mudar com a vinda da oitava
versão do sistema operacional.
Entre as diversas novas funcionalidades confirmadas para o Windows 8
está uma loja de aplicativos. Esta sessão com prateleiras virtuais
deverá ser algo parecido com a famosa App Store da Apple ou com o Google
Play, o portal de aplicativos dos sistemas Android.
Assim como acontece com o Mac, é bem provável que loja virtual — chamada de Windows Store — permita que a Microsoft tenha uma participação direta sobre venda dos aplicativos disponibilizados para o Windows.
(Fonte da imagem: Tecmundo)
Apesar de a empresa fundada por Bill Gates ainda não ter detalhado
como a loja vai funcionar, muitos temem que a plataforma não seja apenas
uma forma de facilitar o acesso a aplicativos de pequenos
desenvolvedores, mas também de garantir que apenas os programas
adquiridos através da Windows Store possam rodar.
Naturalmente, isso representaria uma verdadeira catástrofe para a
loja de games da Valve, considerando que os consumidores teriam de
adquirir os seus games apenas através da Windows Store em vez do Steam
ou, na pior das hipóteses, nas duas ao mesmo tempo. O mesmo valeria para
outras plataformas de peso, como a loja da Blizzard ou da EA Games.
Left 4 Dead 2, primeiro game da Valve compatível nativamente com o Linux (Fonte da imagem: Valve)
Para contornar este “problema”, o criador do Half-Life disse até que
está trabalhando em meios de deixar os jogos do Steam perfeitamente
compatíveis com o Linux, o sistema operacional de código aberto. No
entanto, não há confirmações oficiais sobre um projeto dessa natureza
por parte da Valve.
Diferente do Mac ou dos smartphones, o Windows não foi projetado para
rodar apenas em máquinas “fechadinhas” vendidas pela própria Microsoft,
mas sim em qualquer microcomputador montado com qualquer hardware
compatível com a arquitetura IBM PC e com o SO. Esse é um dos principais
motivos do sucesso do sistema operacional.
Por outro lado, o grande número de fabricantes compondo o mesmo
gabinete também é um dos motivos que podem desestabilizar o sistema,
devido às falhas de cumprimento das normas de padronização. Preocupada
em amenizar este problema, a Microsoft projetou o Windows 8 para ser
totalmente compatível com a nova arquitetura UEFI, que deve substituir a
BIOS.
(Fonte da imagem: iStock)
Além de ser uma solução mais sofisticada para a inicialização do
sistema, a UEFI também pode atuar como um autenticador de hardware,
impedindo o Windows de rodar em sistemas que não foram licenciados pela
Microsoft.
Para os gamers, isso pode significar uma grande perda na diversidade
de hardware disponível, considerando que muitos fabricantes abandonariam
a plataforma porque não querem arcar com os custos de um licenciamento,
empobrecendo a oferta de máquinas destinadas aos jogos.
Novamente, a Microsoft ainda não divulgou informações específicas
sobre como a autenticação de hardware vai funcionar, e boa parte das
afirmações sobre o assunto são apenas especulações.
Apesar das queixas dos gurus da indústria, é possível que, em um
primeiro momento, as desvantagens das restrições impostas pelo novo
Windows sejam sentidas mais pelos distribuidores de jogos do que pelos
desenvolvedores em si. Afinal, se o preço e a qualidade do serviço forem
iguais, para o desenvolvedor há poucas diferenças entre a distribuição
via Steam ou Windows Store.
(Fonte da imagem: Tecmundo)
Além disso, o lançamento de uma nova versão do Windows não implica
que todos os computadores vão precisar fazer o upgrade, basta considerar
que muitas pessoas ainda usam o Windows XP até hoje. Exceto pela falta
de suporte para novas tecnologias, a princípio, nada impediria os
usuários e até os desenvolvedores de continuarem a usar o Windows 7 caso
a nova versão não agrade.
Sejam todos esses temores bem embasados ou não, só saberemos ao certo
o quanto o Windows 8 pode ser bom ou ruim para a indústria dos games
depois do dia 26 de outubro, quando o SO for oficialmente lançado. Até
lá, continue acompanhando o Tecmundo para mais novidades sobre a oitava
versão do sistema operacional mais usado no mundo.
Marcadores: Microsoft Rumores Sistemas Windows Windows 8
Autor Unknown
Aficionado por novidades tecnologicas e blogueiro nas horas vagas.
1 comentários
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tomara que façam na plataforma linux, pois é um sistema muito ágil, rápido e sem restrições, e que não mudem mais de plataforma, assim a microsoft pensará 2x antes de fazer alguma @#$%rda..
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