Select Menu
» » » » » Sistema de comunicação via laser é mais eficiente que Wi-Fi
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

 
Ponteiros laser podem facilitar comunicação no futuro (Fonte da imagem: Wikipedia)

Pesquisadores de Taiwan têm trabalhado com um sistema de comunicação de luz visível (VLC) construído com simples ponteiros laser. A princípio, esse tipo de link é capaz de transportar informações a uma velocidade de 500 Mbps, mas ao trabalhar com a multiplexação de sinais, a taxa de transferência sobre para 1 Gbps.

Outra característica marcante da comunicação via laser diz respeito à baixa taxa de erros, se comparada com o Wi-Fi. De acordo com o The Verge, os lasers perdem 1 bit a cada 1 bilhão de bits em comunicações com até 10 metros de distância, graças ao uso de filtros e outros equipamentos. Sem o uso desses artifícios, a taxa de erro se equipara com a do Wi-Fi: 1 a cada 100 mil bits. Para ter uma ideia, a troca de dados via Bluetooth, a uma distância máxima de 10 metros, perde 1 a cada mil bits.

Uma alternativa às ondas de rádio

A comunicação por laser é feita a partir do espectro visível da luz, que não interfere com outros sistemas de comunicação, tornando-a ideal para casos em que as transmissões via rádio são proibidas por razões de segurança, como em aviões ou escritórios governamentais.

De certa forma, a pesquisa é um pouco parecida com a internet wireless transmitida por LEDs, noticiada pelo Tecmundo dois anos atrás. Porém, o laser, como é de se esperar, não pode iluminar o ambiente. Assim, seria necessário ainda ter um sistema de iluminação comum além da internet via laser, a menos que a pessoa não se importe de trabalhar no escuro.

Via: Tecmundo

Autor Unknown

Aficionado por novidades tecnologicas e blogueiro nas horas vagas.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentarios

AVISO

O Ghz Tecnologia coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais.Comentários considerados ofensivos, difamatórios, impróprios e/ou que contenham palavras de baixo calão serão excluídos. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático.

Obrigado.