HDR-CX150 capricha no tamanho mas imagem não impressiona
Medindo 4,9 por 4,8 por 11,8 centímetros, a filmadora HDR-CX150, da Sony, é uma pequena capaz de gravar vídeos em Full HD (1920 por 1080 pixels) e armazenar tudo em um cartão SD ou na memória flash interna, que desaponta com meros 16 GB. Por 2.399 reais, essa filmadora elegante promete não deixar nenhum detalhe escapar com o zoom de 25 vezes, tela sensível ao toque de 2,7 polegadas e recursos satisfatórios.
Quatro fatores, além do preço, é claro, são fundamentais para uma filmadora digital. São eles: qualidade de imagem, armazenamento interno, duração de bateria e portabilidade. Felizmente, foi-se o tempo em que era necessário carregar um trambolho nos ombros para registrar uma reunião em família, uma viagem ou qualquer outro evento que mereça ser filmado. As filmadoras acompanham a tendência de miniaturização da tecnologia e a HDR-CX150 é uma boa representante deste nicho.
Construída em plástico preto brilhante, a câmera é bastante compacta e com operação simples. O peso, bastante leve para uma filmadora, pode impressionar alguns usuários. A leveza pode, no entanto, dificultar filmagens com zoom no máximo, já que é mais fácil tremer com um equipamento leve. E o peso pode fazer diferença nessas horas, já que a lente da filmadora oferece um zoom de 25 vezes que é bastante satisfatório para o tamanho do equipamento.
Gravando em formatos AVCHD e MPEG2, a câmera deixou a desejar em seu ponto principal: a qualidade de imagem. A lente conta com abertura máxima de 1,8 (sem zoom) e 2,6 (zoom máximo). Nos testes do INFOlab as imagens capturadas em ambientes com muita luz não apresentaram boa nitidez. Cores não muito vivas também foram notadas nessa condição. Nos ambientes com iluminação artificial (mais escuros) os ruídos não chegam a incomodar, mas estão presentes.
A empunhadura da câmera é boa, deixando os controles principais acessíveis com uma única mão. O usuário também pode ajustar todas as funções, inclusive iniciar ou pausar a gravação, pela tela LCD de 2,7 polegadas sensível ao toque. O menu inicial pode ser personalizado, deixando as funções favoritas com acesso rápido. A quantidade de opções torna seu uso menos intuitivo.
O usuário tem de se acostumar com a interface e com os recursos que estão disponíveis. Para quem não quer se arriscar nos ajustes, o modo iAuto altera os valores de exposição, balanço de branco e outros para formar uma imagem mais agradável de acordo com a luminosidade disponível. Quem preferir pode ajustar abertura, cores, balanço de branco, etc.
A HDR-CX150 também faz boas imagens estáticas, mas nada como uma câmera digital dedicada a essa tarefa.
Para extrair o conteúdo da pequena memória interna de 16 GB e do cartão SD, SDHC ou SDXC, a filmadora conta com saída USB.
Para exibir os vídeos diretamente em um televisor ela traz uma saída mini HDMI e uma vídeo composto.
Ficha técnica
- Full HD (1080p)
- flash de 16 GB + cartão SD)
- 25x (ótico) e 300x (digital)
- LCD de 2,7”
- 4,9 x 4,8 x 11,8 cm
- 264 g
- Duração da bateria: 168 min
Avaliação da Info
Prós:
Compacta e leve
Contras:
Imagem não impressiona e tem baixo armazenamento interno
Conclusão
Câmera portátil com qualidade de imagem mediana
Nenhum comentário